Você já ouviu falar de pães de fermentação natural?
Conheça o processo de produção e experimente mais essa delícia na Brioche!

Os pães, ricos em carboidratos e fonte de energia para o nosso corpo, estão presentes nas mesas de muitos brasileiros diariamente. Por isso, hoje vamos acrescentar mais uma opção ao cardápio e falar sobre os pães de fermentação natural que vêm conquistando muitos adeptos por serem livres de aditivos químicos e extremamente saborosos!

Fermentação: o segredo dos pães

Farinha, sal e água. Estes são os ingredientes necessários para se fazer fermento natural, conhecido também como levain (francês), sourdough (inglês) ou ainda massa madre (espanhol).

Em contato com o meio ambiente, esta mistura passa por reações químicas que, ao longo do processo, alcançam uma complexidade de resultado que uma fermentação biológica não seria capaz. Ao final, o amido (açúcar) da farinha é consumido e o gás carbônico liberado, viabilizando o crescimento do pão. Além disso, a mistura produz ácidos e enzimas que fazem toda a diferença no sabor dos pães de fermentação natural.

O ciclo de produção desse fermento é longo, pois é cultivado de forma artesanal. São necessários de sete a dez dias, misturando os ingredientes, deixando-os descansar e repetindo este procedimento por algumas vezes. Acrescente ainda, o tempo de preparo final e de cozimento do pão.

Saudável, crocante e saboroso

Os pães de fermentação natural têm muitos efeitos benéficos para a saúde. Possuem índices glicêmicos mais baixo do que outros pães, facilitam a digestão, aumentam biodisponibilidade de minerais e contribuem para a flora intestinal.

Os benefícios não param por aí e também podem ser percebidos pelo nosso paladar: a fermentação soudough melhora a textura dos pães proporcionando miolos irregulares, crosta crocante e um sabor azedinho incomparável. Simplesmente irresistível!

E aí, qual vai ser a pedida de hoje?

Baguete Francesa, pão Ciabata, pão Tranchoir, pão Payes ou Broa Italiana. Confira aqui todas as variedades de pães de fermentação natural e escolha a Padaria Brioche mais próxima de você (unidades em Curitiba)!

Conheça o Brioche Café!

A Brioche está em constante evolução. Agora, ao invés do café colonial, você encontra o Brioche Café, com diversas opções no cardápio, incluindo sanduíches, salgados, omeletes, doces  e, claro, cafés saborosíssimos.

De Segunda a Sábado: 07 às 19h30
Domingos: 08 às 19h30