O café colonial, tradicional na cultura alemã e tão comum em hotéis e pousadas, pode ser uma boa alternativa para realizar celebrações em casa e reunir pessoas queridas para um encontro agradável. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa preparação!

Mas antes de começarmos, é importante dizer que, como explicamos no post “Qual a diferença entre brunch e café colonial?”, o café colonial não é uma refeição servida necessariamente no café da manhã, podendo ser degustada a qualquer hora do dia. Então vamos lá, mãos à obra!

A regra é caprichar na variedade

O café colonial é composto por diversificados alimentos e bebidas dispostos na mesa de forma que os próprios convidados possam se servir. A regra aqui é caprichar na variedade de pratos e não na quantidade. Pense sempre que a intenção é poder experimentar um pouco de tudo e não se saciar com apenas uma ou duas opções.

Papel e caneta na mão: selecionando o cardápio

Para planejar os pratos de forma organizada e não esquecer de nada, a dica é fracionar o cardápio. Veja a seguir:

Passo 01:
Comece pensando quais bebidas você deseja servir e, dentre elas, separe em frias e quentes: café (o anfitrião não pode faltar!), leite quente, chá, chocolate, iogurte, suco de frutas, água mineral e refrigerantes.

Passo 02:
Em seguida, pense na tábua de frios. Neste item, você pode escolher, por exemplo, algumas variedades de queijo (prato, branco, provolone etc), presunto, salame, mortadela e peito de peru.

Passo 03:
Agora é a vez dos pães. Opte por pães de milho, mandioca (aipim), integral, ciabatta, italiano, bisnaguinha, mini baguete e pão de queijo.

Passo 04:
Tortas, salgados diversos e bolos. Nesse caso, vamos desmembrar em opções doces e salgadas. Sendo assim, vamos a algumas dicas: torta de vários sabores como frango ou palmito; croissant, empadas e esfihas; bolos de laranja, cenoura, fubá, chocolate ou banana. A tradicional cuca também pode ser uma alternativa.

Passo 05:
Em seguida, vamos aos doces. Aqui as opções são infinitas: biscoitos, cookies, panquecas, waffle, cheesecake, pudins, brigadeiro e quindins.

Passo 06:
Para finalizar, inclua alguns acompanhamentos como geleias, manteiga, margarina, requeijão e patês e frutas frescas.

Importante: é recomendado que todos os itens estejam fatiados e dispostos em travessas. Lembre-se de separar os talheres, pratos, copos, guardanapos e os demais materiais necessários para que o seu convidado possa se servir com tranquilidade.

Fica a dica

Agora que você já selecionou os itens que vão compor a mesa do café colonial, chegou a hora de pensar na quantidade. Bom, não há uma fórmula, pois vai depender do número de convidados e da variedade de pratos, mas observe que, quanto mais diversificado, menor deverá ser a quantidade. Dessa forma, você evita desperdícios!

Atenção: é fundamental que todos os produtos sejam frescos e de qualidade. Por isso, confira qual a unidade da Padaria Brioche (Curitiba) mais próxima de você e faça a sua encomenda. Bom apetite!

Conheça o Brioche Café!

A Brioche está em constante evolução. Agora, ao invés do café colonial, você encontra o Brioche Café, com diversas opções no cardápio, incluindo sanduíches, salgados, omeletes, doces  e, claro, cafés saborosíssimos.

De Segunda a Sábado: 07 às 19h30
Domingos: 08 às 19h30